sexta-feira, 8 de abril de 2016

Cenário do Aeroporto Internacional Afonso Pena - SBCT - CWB em Curitiba -São José dos Pinhais para uso com o FSX .




Fazer um cenário demanda muito tempo de pesquisa, dedicação e trabalho o que também gera algumas despesas, portanto se você gostar do cenário e quiser fazer uma contribuição voluntária de qualquer valor , clique no botão DOAR do PayPal , depois siga as instruções.
Muito obrigado por sua contribuição !

Olá 
Para minimizar o problema do não funcionamento das luzes de taxi para quem usa o cenário no P3D , fiz uma pequena alteração no arquivo dessas luzes e adicionei uma textura com material com mais luminosidade, o resultado não é o ideal mas já dá para pelo menos ver os pontos iluminados.
Quem usa o cenário no FSX também pode usar esse patch .
No FSX as luzes ficaram assim :



DOWNLOAD PATCH LUZES DE TAXI



Olá 

Com a ajuda e a orientação dos colegas Paulo Stavis que inclusive me repassou o posicionamento correto das luzes e  Marcelo D'Almeida fiz algumas correções no posicionamento das luzes dos PAPI nas 2 pistas do cenário e também fiz a inclusão de um pequeno trecho de um plano de solo que estava faltando numa lateral da pista próximo da cabeceira 15.
Instruções para instalação estão no leia-me .
Essas alterações são para quem usa o cenário SBCT X16 sem o cenário foto real do Paulo dessa área.
Link para baixar as modificações : 


DOWNLOAD DO PATCH




INSTALAÇÃO  do cenário SBCT X16 :

Se estiver usando o meu cenário antigo desse aeroporto SBCTX10 ou outro cenário  é necessária a desinstalação antes da instalação do cenário SBCT X16 para evitar conflito.

1-Extraia o arquivo SBCT X16.zip num diretório temporário e depois copie a pasta SBCT X16 para dentro da pasta “Addon Scenery” do FSX ; abra o simulador e ative a pasta SBCT X16 em “scenery library”. Para melhor resultado é aconselhável depois de ativar , fechar o FSX e reabri-lo novamente.
Para desinstalar primeiro desative o cenário em “scenery library” e depois delete o arquivo SBCT X16.

2-Coloque os arquivos “.fx” que estão dentro da pasta SBCT X16/Effects na pasta Effects do FSX.

3-Coloque as texturas que estão dentro da pasta SBCT X16/Effects/texture dentro da pasta Effects/texture do FSX.

INSTALLATION:

If you are using any other scenery of this airport, it’s necessary to uninstall it before installing the SBCT X16 scenery, in order to avoid any conflicts.
1-Extract the file SBCT X16.zip into a temporary folder and then copy the SBCT X16 folder into Flight Simulator X’s “Addon Scenery” folder; then open the simulator and activate folder SBCT X16 in “scenery library”. For better usage after activation, it’s advisable to close and reopen the simulator.
To uninstall, simply deactivate it in “scenery library” and delete the SBCT X16 folder.
2-Place the “.fx” files which are inside the scenery’s SBCT X16/Effects folder into your FSX’s Effects folder.
3-Place the textures, which are inside the scenery’s SBCT X16/Effects/texture folder into your FSX’s Effects/texture folder. 

INCOMPATIBILIDADES:

-não há efeito de solo molhado.
-o cenário não foi testado em modo DX-10.
-as pontes de embarque são fixas.
-Aeronaves de tráfego aéreo que não sejam nativas para FSX ficarão invisíveis durante o dia se a sombra do avião estiver ativada no controle de display do FSX ( Aircraft cast shadows on the ground ), para vê-las é só desativar as sombras. As aeronaves de tráfego aéreo nativas para FSX não apresentam esse problema. 

NOTAS:
-Esse cenário não afeta nem altera em nada o funcionamento de seu computador nem de programas nele instalados , mesmo assim só deve ser usado por sua própria conta e risco, sendo assim não assumo nenhuma responsabilidade pelo funcionamento e uso do cenário ou uso incorreto e indevido do mesmo.
-Flight Simulator X® é propriedade registrada da Microsoft®. Para uso desse cenário é necessário uma cópia original e registrada do Flight Simulator X® bem como estar de acôrdo com o contrato de licença e uso do mesmo.
-Todas as Marcas ou Logotipos que aparecem nesse cenário são de propriedade Registrada de seus proprietários e aqui aparecem apenas com caráter ilustrativo e para dar maior realismo ao cenário não tendo nenhuma intenção ou finalidade lucrativa.
- As aeronaves que eventualmente aparecem nas imagens do cenário são de tráfego aéreo e não fazem parte do mesmo.
-Não é permitido alterar este cenário no todo ou em parte nem incluí-lo em qualquer forma de distribuição ou venda paga, fazer uso comercial dele, nem disponibilizá-lo em qualquer site, blog ou outra forma de distribuição física ou virtual.

AGRADECIMENTOS:

Ao Leber pelo incentivo e por me ajudar testando o cenário ,
Ao Cmte. Zaza Boeing ( Cmte. Rafael ) pelas imagens que me ajudaram a dar mais realismo ao cenário ,
Ao Geraldo Araujo por informações sobre o aeroporto ,
A Alexandre Alves , Otavio F.Silva e Nelson Lanbach II pelas fotos enviadas ,
A todos os amigos que ajudaram com contribuições no BLOG sem as quais não poderia dispor de tanto tempo para execução dos cenários ,
E ao site VooVirtual.com por me permitir divulgar esse trabalho.

Downloads entre 08/04/2016 e 19/01/2017 - 5772.

DOWNLOAD SBCT X16 


















160 comentários:

  1. Muito bom!Melhores cenários free do brasil são seus Zanolli!O próximo é porto alegre né?

    ResponderExcluir
  2. Na final tanto da 15 quanto da 33, máximo de 25fps, apresenta a mesma média em alguns locais em solo. Na curta final o simulador fica em 40fps sem nenhum problema. Porq? Qual a solução?

    ResponderExcluir
  3. Parabens, sempre um excelente trabalho,temos que agradecer a contribuição para nós amantes da simulação virtual.
    No caso deste cenário é compatível com o P3D?...
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cenário foi feito para uso com o FSX , pode ser que alguns efeitos de iluminação não funcionem no P3D mas acho que só testando mesmo.

      Excluir
    2. Obrigado!
      Farei o teste com o cenario e a contribuição de doação pelo excelente trabalho que sempre desenvolveu.
      Parabéns!
      Abraços!

      Excluir
  4. Gostaria de parabeniza-lo pela qualidade e agradecer, em meu nome e de toda a comunidade pela incrível contribuição. Irei fazer um review e incentivar o financiamento coletivo do seu excelente trabalha através dos canais da comunidade 2GSim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Galeno , fico feliz que tenha gostado do cenário e agradeço muito a sua boa vontade em ajudar , quero aproveitar para parabenizá-lo por seus vídeos também !

      Excluir
  5. Trabalho incrível! Cenário leve e prazeroso de voar.
    Apenas sugiro correção no VASIS da 33, são duas fileiras de 3 luzes cada, em ambas as laterais da pista. Também sobre a cabeceira 33, ela não possui ALS nem luzes na zona de toque. Percebi que esses aspectos não estão no AFCAD, você incluiu diretamente no modelo.
    Ficaria extremamente grato caso você disponibilizasse uma correção, ótimos voos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro usuário do cenário já me avisou por e mail sobre esses acertos , farei as correções mas ficarão para um próximo update.

      Excluir
    2. Boa noite.
      Zanolli, Parabens pelo cenário, está sensacional.
      A Cabeceira 33 possui ALS sim podem ver aqui (TMA 2012):

      http://www.tmacuritiba.com.br/wordpress/obras-als-cabeceira-33/

      Recentemente estive em CWB na ponte 12 e dá para ver perfeitamente as torres do ALS

      Excluir
    3. Obrigado pela informação Fly Zone e a notícia é de dezembro de 2012 :)

      Excluir
    4. Obrigado Fly Zone, mas acho que o ALS ainda não está operacional. A carta mais recente do aeródromo feita pelo DECEA só indica ALS na pista 15, mas como está em obras não vejo porquê retirar do cenário.

      Carta: http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=e95cead4-c3e4-1033-a49b-72567f175e3a

      Excluir
    5. Senhores...
      Sim, nas cartas não descreve se está em operação ou não. É igual a história do ILS CAT III que ficou de ser instalado, lembram? Para a Copa?
      Na verdade o ILS (CAT III A) já está instalado em Curitiba, porém, inoperante por falta de pilotos qualificados para operar com o mesmo. O treinamento e qualificação exigida para usar o CAT III é muito cara para CIA aérea e no Brasil parece que só tem dois pilotos qualificados da TAM a operá-lo.
      Já o ILS CAT II da 33 está operacional e até aonde eu estudei e que eu saiba, para ter o CAT II é egixido uma iluminação "mínima" para esta categoria "ALS ou ALSF".(Um amigo controlador de Curtitiba)

      De qualquer modo, não vejo motivos para o Zanolli retirar a iluminação do cenário.

      Excluir
    6. O ALSF-2 e as touchdown zone lights da 33 já estão prontas fisicamente, ou pelo menos quase prontas, ao que se percebe a olho nú.

      Porém, não estão operando nem constam das cartas (não sei se falta completar a instalação, se falta homologação ou se falta alguma outra burocracia). Como o ALSF-2 e as luzes da zona de toque não estão operando, mas já existem cartas CAT II da pista 33 publicadas, as cartas de procedimento ILS CAT II da pista 33 estão suspensas via NOTAM, porém o localizador e o glidepath da 33 estão disponíveis. Então atualmente os pilotos podem usar o LOC e o GP para descer até os mínimos CAT I, porque as luzes da zona de toque e o ALSF-2 não estão operantes para que possam descer até os mínimos CAT II.

      Já o CAT III só existe na pista 15, na qual já existem ALSF-2 e touchdown zone lights operantes desde muitos anos atrás. Porém, há NOTAMs suspendendo ambos os procedimentos CAT II e CAT III da pista 15, e não é por falta de pilotos qualificados, até porque para CAT II existem muitos pilotos de linha aérea no Brasil, ainda que para CAT III só tenham dois como dito acima.

      Acredito que alguma razão de ordem técnica exista na pista 15 que tenha gerado a suspensão dos procedimentos CAT II/III da pista 15, como, por exemplo, problemas no ALSF-2 da 15, nas luzes da zona de toque da 15, nos marcadores externo/médio/interno da 15 (como lá não tem DME no ILS, os marcadores precisam estar todos funcionando), enfim... Estão suspensos via NOTAM tanto o CAT II quanto o CAT III de Curitiba, mas não creio que seja por falta de pessoas habilitadas porque para o CAT II existem dezenas (ou centenas) de pilotos habilitados no Brasil, e também porque o ILS CAT I, CAT II e CAT III usam o mesmo localizador e o mesmo glideslope, não são diferentes, de modo que se fossem desligar ou deixar de dar manutenção no conjunto LOC+GP do CAT III estariam desligando tudo, inclusive o CAT I. A diferença do CATI para o II e o III envolve a precisão das antenas e, principalmente, os equipamentos "opcionais" necessários (ALSF-2, touchdown zone lights, centerline lights, precision lights, green end light row, marcações completas na pista, RVR etc.) se qualquer dos itens adicionais obrigatórios ao conjunto CAT II ou III estiverem inoperantes, o localizador e o glide continuam operando normalmente, mas somente as cartas dos procedimentos CAT I ficam utilizáveis, e suspendem via NOTAM o uso das cartas CAT II e III.

      Excluir
    7. O ALS está lá sim, só não sei se homologado. Aí vai uma foto recente da pista 33: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=837694619687224&set=pb.100003400818622.-2207520000.1461967329.&type=3&theater

      Excluir
  6. Ficou muito bom o trabalho RZanolli, parabéns mesmo, já testei e aprovei como todos outros, vamos aguardar SBPA já que estou pela serra gaucha, aqui tb tem o aeroporoto de Caxias, SBCX se precisares de algumas fotos para futuro trabalho me avisa por favor, será um prazer em ajuda-lo.

    ResponderExcluir
  7. Rzanolli, não estou conseguindo baixar o cenário, aparece um aviso falando que foi bloqueado pelo Filtro Smartscreen e que não é seguro baixar, você poderia me ajudar a resolver esse problema ?? obg abs !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Otavio , não sei o que seria esse filtro será que é algo do 4Shared ?

      Excluir
    2. Não, é um filtro da Microsoft, aparece o erro e me manda pra esse link http://www.microsoft.com/pt-br/security/online-privacy/IE-malware.aspx.
      Você teria uma outra forma para eu fazer o Download (me mandar os arquivos por email, por exemplo)??

      Excluir
    3. Por e mail não dá , o cenário zipado tem mais de 400 MB.

      Excluir
  8. Grande Roberto!
    Maravilhoso trabalho como sempre!
    A dica vai quanto ao pátio na frente do TECA que teve umas modificações.
    Não existe mais o estacionamento entre a via e o teca. A Via está mais próxima ao TECA dando mais espaço as aeronaves.
    Mas infelizmente as imagens do Google Earth do Brasil estão bem atrasadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcato meu amigo , que saudades !! Seu cenário de GRU sempre foi para mim minha maior inspiração , o 1º cenário que eu vi que tinha um Terminal com interior... podia ser simples mas tinha e para a época era o máximo , nem sei quantas horas passei lá dentro observando os aviões do tráfego aéreo, lembro também que foi você que esclareceu minha 1ª dúvida que era sobre como iluminar um pátio default e ainda me disponibilizou a textura para usar a qual ainda uso até hoje quando necessário. Grande Marcato !
      Que bom saber de você, um grande abraço !

      Excluir
    2. Obrigado pelo carinho! Fico feliz em vez vc em plena atividade!
      Parabéns!

      Excluir
  9. Maravilho trabalho. Parabéns mesmo.
    abraços

    ResponderExcluir
  10. Somente uma palavra define....Perfeição...
    Zanolli vc capitou perfeitamente cada detalhe do sbct,até mesmo as carretas que ficam nas esteiras estão do jeito correto,eu e mais alguns amigos que trabalham em sbct ficamos impressionados,fico feliz que as informações que lhe passei tenha ajudado.Parabens e agora no aguardo de SBPA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Geraldo , graças a suas dicas e aos outros amigos que ajudaram deu para deixar o solo bem parecido com o real , muito obrigado por tudo !

      Excluir
  11. Paraéns pelo trabalho! excelente cenario.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo trabalho! ótimo cenario

    ResponderExcluir
  13. Mais uma vez, parabéns pelo belo trabalho! Me surgiu uma dúvida "técnica", as texturas da pista e taxiways, são feitas com photoreal? Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Espetacular! Esse aeroporto merecia um cenário de qualidade.

    ResponderExcluir
  15. Bom antes de começar quero pedir a Deus que te retribua com muita saúde e paz, parabéns pelo seu trabalho voluntário, sou um aprendiz que quase não tenho tempo para apreender e não posso fazer compromisso. Hoje vendo esse vídeo da 2gsim (https://www.youtube.com/watch?v=D9vrSY0bzwc ) Na qual me atrevo a dizer meu amigo Galeno, que é uma pessoa na qual admiro muito e contribui para os seu discípulos no mundo da simulação, que na qual falou muito bem de você.
    Mais uma vez parabéns...................
    Att Ameno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charles , muito obrigado a você e ao Galeno pela força !

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas no SBCT, eu retirei o comentário por engano, vou tentar colocar na resposta, segue o link onde tem foto do mesmo instalado...perfeito, parabéns sr. RZanolli...
      https://picasaweb.google.com/100676027299327909093/AviacaoVirtual

      Excluir
  17. Falta a compatibilidade com o P3D, não vivemos no passado senhor museu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai lá e faz então! rsrs. Ainda se esconde no anonimato. Seje hómi cabassafado! hahaha

      Excluir
  18. Zanolli você tem interesse em fazer SBRP? Nenhum cenário bom de lá! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento não Lucas , agora estou fazendo POA depois ainda não sei , vai depender do interesse do pessoal.

      Excluir
    2. Entendi!! Tranquilo Rzanolli, mas pense com carinho kkk o cenário la é bem tranquiloo de fazer ve ai! Obrigado!! Ótimo trabalho que você faz, parabéns!

      Excluir
    3. Ah Zanolli,segue o principio de prioridade,de aeroporto muito modificado e que n tem para fsx,como fortaleza,cuiába(que já foi modificado pela copa e nosso amigo que fez o cenario infelizmente faleceu,então acho que tem como outras pessoas modificarem o cenário dele,senão cuiaba vai ficar presa pra sempre,mas n sei como funciona essa questão jurídica)e joão pessoa.Acho que esses tres que citei deveriam ser feitos depois de POA ,mas fica a sua escolha,tem campinas tb que o pessoal pede muito.

      Excluir
    4. Mais um voto para SBRP por favor mestre!

      Excluir
  19. Zanolli! Parabéns ai mais uma vez fera. Que cenário lindo retado esse de Curitiba ficou! Que perfeição, estou encantando. Parabéns mesmo rei. Forte abraço ai. Porto alegre (SBPA) algum prazo já pra ficar pronto?

    ResponderExcluir
  20. Tentei baixar seu cenario mas na 4shared me leva para outras paginas poara baixar outros programas. Podeira, por favor, explicar-me qual o procedimento correto? Mutio obrigado. Queria tamb'em dizer que fiquei sabendo do seu cenario assistindo aos videos e transmissoes ao vivo do Galeno Garber. Tony Reis

    ResponderExcluir
  21. Depois de saber sobre seu cenario nas transmissoes do Galeno Garber, tentei baixa-lo mas a 4shared lkevou-me para outros sites pedindo ouros downloads. Poderia explicar-me qual o procedimento coreto para download? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Zanolli! Séria muito interessante fazer Recife.

    ResponderExcluir
  23. Zanolli, o Afonso Pena ficou sensacional, parabéns pelo projeto, mas preciso de ajuda para sanar um problema: quando quero fazer um voo saindo/chegando no SBCT, a performance do FS cai muito e os frames ficam muito baixos.
    Estou utilizando o Mega Curitiba do Paulo Ricardo e já removi até os dois arquivos que podiam influenciar nisto. Mesmo assim o problema persiste. Penso que seja algo com a grama ou os efeitos, mas decidi lhe consultar para saber qual pode ser a causa que gera isto.
    Estou usando FSX+Acceleration

    Não quero ficar sem usar este cenário, ainda mais porque admiro muito seu trabalho e gosto muito do Afonso Pena, inclusive faço spotting por lá de uma a duas vezes ao mês.

    Grato pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio, difícil saber o motivo porque a variação de desempenho depende do hardware de cada um , a grama não tem como você remover porque ela faz parte do BGL do cenário todo , quanto aos efeitos se quiser fazer um teste é só remover da pasta Effects os arquivos .fx que você instalou mas não acredito que efeitos pesem tanto assim.

      Excluir
    2. Zanolli, removi os efeitos, deu uma amenizada, mas mesmo assim continua pesando.
      Cheguei a tirar um print também mostrando o efeito que fica, até tentei enviar para você via email, mas diz que seu email está incorreto e vem a notificação de "Delivery Post Failure".

      Se puder ajudar fico muito grato.

      Excluir
  24. Ficou muito bom!! Está de parabéns pelo cenário, tem previsão para a saída do cenário de POA? E quem sabe se no futuro você não poderia fazer o cenário de Congonhas (SBSP) atualizado, acho que seria uma boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que deveria fazer, Zanolli pfv quero muito voar no cenário de sbsp pensa bem se for fazer faz para o P3D e FSX pfv zanolli se vc fazer eu garanto que vc prara mim é a melhor pessoa que faz cenários!!! parabéns pelo trabalho de todos cenários.Pensa bem

      Excluir
  25. Belíssimos trabalhos, vc poderia fazer o cenário de Campinas SBKP.

    ResponderExcluir
  26. Pena não funcionar no P3Dv3... Viver no passado é complicado.... Evolua vovô....

    ResponderExcluir
  27. Parabéns amigo, excelente trabalho, muito caprichoso nos detalhe! Instalei o SBCT no Prepar3d V3.2 e funcionou muito bem. Continuo apoiando seu projeto. Abraço

    ResponderExcluir
  28. só uma dúvida. tem algum problema se sobrepor arquivos ".fx" de outros cenários seu na pasta efects do fsx ou todos são os mesmos arquivos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A princípio não Washington mas se tiver algum problema pode falar.

      Excluir
  29. Amigo seu trabalho é maravilhoso, obrigado por tornar nossos voos melhores, segue como sugestão o novo aeroporto de viracopos.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite, gostaria de uma ajuda, o cenário de Curitiba a noite, no meu FSX fico com o solo do patio em branco, sem detalhe nenhum, já desinstalei e instalei varias vezes, mas o erro persiste, Alguém consegue me ajudar. Fico no aguardo. Dsd já agradeço e parabenizo pelo belo trabalho, já tenho todos os seus cenários, e são uns dos melhores disponíveis. P.S. Segue o link do print do cenário (https://www.dropbox.com/s/ip5vyutkf3b05d1/BUG%20FSX.jpg?dl=0)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique se não tem o meu cenário antigo de CWB instalado ou algum outro cenário da área ainda ativo.

      Excluir
    2. Boa noite, fiz como foi me orientado, mas o cenário continua com o mesmo bug, sera que pode ser outra coisa??? Pois amei o cenário, sou de CWB e esse e o único cenário que e fiel ao aeroporto real. Obrigado desde já.

      Excluir
    3. Você está usando DX10 ? se estiver tente desabilitar.

      Excluir
  31. Testei no P3D, mas as pistas e taxiway ficaram pretas, sem textura. Se quiser, entre em contato comigo, posso testar correções se isso for te ajudar de alguma forma.

    ResponderExcluir
  32. Seus cenários parecem muito bons, mas disponibilizar eles no 4shared foi o deixou a desejar. Você poderia disponibilizar eles em servidores mais profissionais.
    No 4shared não tenho como testar. vlw.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que dê problema com as texturas noturnas do solo mas só testando mesmo porque o FSX não se comporta igual em todos os computadores dependendo dos diversos add ons instalados , como os cenários são de graça é só instalar e se não funcionar desinstala.

      Excluir
  34. Zanolli outra duvida que tenho, seus cenários são compatíveis com o simulador Prepar3d v3?

    ResponderExcluir
  35. Zanolli belíssimo trabalho, não tive a oportunidade de testar os cenários porque estou usando o FSX-Steam Edition, gostaria de saber se alguém conseguiu instalar no FSX-SE, eu tentei aqui mas não consegui, estou babando pelos cenários mas por enquanto só vendo por fotos, não fica devendo em nada para os pagos que são caríssimos, com certeza vou estar ajudando o site $$$ para continuar com esse trabalho incrível, parabéns Zanolli por favor continue com o belo trabalho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve funcionar sim até agora ninguém falou que não funciona no SE .

      Excluir
    2. Edvaldo, funciona no SE sim, eu uso e RECOMENDO!

      Excluir
  36. RZanolli você vai fazer o cenário de SBKP??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ninguem fizer antes de eu acabar POA pode ser que sim.

      Excluir
    2. RZanolli Vc quanto vc cobra para fazer o cenario do novo terminal de Goiania. te um programinha aqui que Edita as pistas, mais nao fica nem perto do que vc faz. Valeu abraço

      Excluir
  37. Quero parabenizá-lo pelo seu trabalho voluntario e em ajudar a comunidade aerea Brasileira em sempre melhorar cada vez mais, precisamos de mais gentes assim, que não visam fins lucrativos e estão dispostos a ajudar, estarei te ajudando em doações para te incentivar. obrigado.

    ResponderExcluir
  38. Zanolli, pode desconsiderar meu comentário anterior, consegui resolver o problema com os frames apenas reinstalando o cenário e deletando o antigo. Tá rodando bem tranquilo agora o FS.
    Cenário feito com maestria, como sempre. Excelente representação do Afonso Pena.
    No aguardo das próximas obras.

    Sucesso pra ti

    ResponderExcluir
  39. RZanolli eu baixei e instalei duas vezes o aeroporto de Curitiba, mas quando eu entro no fsx a pista do aeroporto esta bugada e as taxiway tmb, a parte da torre ta os cenário antigo (o que ja vem com o fsx), oq eu faço? Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve estar com algum outro arquivo de ADE/AFCAD ativo desse aeroporto, precisaria remover.

      Excluir
    2. desculpe a pergunta mas so novo nesses tipos de coisa, como remove ADE/AFCAD?

      Excluir
  40. Olá Clone, verifica na pasta scenery do FSX, lá onde você instalou o SBCT, se estiver outro com o mesmo nome delete ele primeiro.

    ResponderExcluir
  41. Olá RZanolli,
    Alguma hipótese de ser feito o cenário de Cuiabá, SBCY?

    ResponderExcluir
  42. muito bom, quando eu reinstalar o FSX irei baixar e doar no paypal.

    ResponderExcluir
  43. Zanolli, tudo bem ?

    Gostaria de saber se poderia me mandar um email ou entao me passar teu contato.

    O meu é lucasmarreto@live.com

    preciso falar contigo.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  44. Zanolli, você ainda tem planos para fazer SBRF Recife pra o Fsx?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não pois já tem um sendo feito por um colega do Forum do Voo Virtual.

      Excluir
  45. Alouuuu RZanolli tem previsão de sair SBPA??? não temos nada com o capricho que vc tem aqui para o RS, temos aeroportos movimentados como SBPA, SBCX, SBSM, SBPK e outros, estamos no aguardo de alguns para nós professor. Grato no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou fazendo .... mas não tenho previsão ainda.

      Excluir
    2. Tudo certo prof. quando poder colocas no blog algumas fotos para vermos como esta ficando ok, otima semana e aguardo novidades. Abraçao.

      Excluir
  46. RZanolli, parabéns pelo trabalho incrível que está fazendo. Eu tem uma sugestão de cenário para você que é do aeroporto de Goiânia com o novo terminal.

    ResponderExcluir
  47. ola;; primeiramente parabéns ótimo cenário. Um pergunta: tem como mudar textura da runaway? A maioria que uso, o rex 4 implementa, ficam perfeitas em 4069 x 4096.. essa de curitiba está meio embassada.. a textura do asfalto os numeros, meio borrados... existe algum arquivo que eu possa mudar isso ou usar as do rex mesmo? valeu

    ResponderExcluir
  48. Desculpe.. já consegui... foi só aplicar as texturas com o rex novamente e deu certo.. fica só o começo da 33 as litras e o numero embaçado. o resto está perfeito.. valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, o fato das texturas ficarem um pouco embaçadas é um preço a se pagar por eu usar as texturas em foto real , a idéia é tentar dar a sensação de se estar vendo a pista real durante os procedimentos de pouso e decolagem.

      Excluir
  49. Ola pessoal não sei o que faço, instalei certinho o cenário de SBCT e ele fica piscando no prepar 3d v3, uma pena nao sei o que fazer para que o cenãrio fique certinho, conto com ajuda amiga... obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadia, me parece que com a ultima atualização efetuada no P3D V3 os polígonos de solo usados nos meus cenários não são mais compatíveis.

      Excluir
    2. No meu P3D ele tambem nao funciona legal, varios predios e taxiways ficam pretos. Tenho que usa-lo apenas no FSX, pena.

      Excluir
  50. Deixando essa mensagem somente pra agradecer, que ficou perfeito o cenário nem preciso falar. Curitiba e os outros, demais. Obrigado por compartilhar seu tempo e seu empenho nesses aeroportos! Abraços.

    ResponderExcluir
  51. Zanolli, a versão SBCTX16 1186, já estão com os patch inclusos, ou tenho que baixar e instalar depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estão inclusos não Tiago, só não entendi que versão é essa que você menciona 1186 ?

      Excluir
  52. Acho que interpretei mal rsrs, estava me referindo na parte do download sbct X16 que agora está 1199, que número é esse que fica
    Mudando, contagem de download? Estão que dizer que tenho que baixar os dois patch também é instala-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Tiago, esse nº é uma contagem de downloads.
      Não é obrigatório a instalação dos patchs , o cenário funciona perfeitamente sem eles , o das luzes de taxi é mais para quem usa o cenário no P3D e o outro são pequenas correções no posicionamento das luzes de PAPI e num ground poly.

      Excluir
  53. Zanolli, tudo bem?
    Pergunto-lhe se não é possível criar um cenário para o aeroporto regional de Jaguaruna SC? O mesmo está operando há mais de um ano, mas ainda não existe cenário no FSX. A TAM já opera com um vôo por dia e agora a Azul vai operar com outra.
    Desculpe-me a ousadia, mas tinha que tentar.
    Encerro parabenizando pelos cenários produzidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruy Costa , não se desculpe de nada para mim é um prazer poder trocar idéias com o pessoal que curte o mesmo hobby , sobre o aeroporto de Jaguaruna o Camilo Miranda já está desenvolvendo , inclusive está muito bem adiantado e bonito, dá uma olhada no link abaixo
      http://www.voovirtual.com/t41648-sbja-jaguaruna mas é preciso ser cadastrado para poder acessar a página.

      Excluir
  54. Zanolli, tudo bem?

    Muito obrigado por sua pronta atenção!
    Realmente está ótimo o cenário. Parece mentira que pude aterrizar num aeroporto que trabalhei durante 12 anos para vê-lo funcionando e com o primeiro voo acontecendo.
    Zanolli, você nem imagina a luta que foi. Como ele fica muito perto de Criciúma, havia forças poderosas contra nosso projeto. Mas, graças a Deus, finalmente vencemos as resistências e conseguimos concluí-lo.
    Com relação ao nosso cenário, eu só não consigo inseri-lo nos FMCs dos airbus da Aerosoft, nos boings da PMDG e nem no FSC.
    Existe algum macete para se conseguir inseri-lo nos planos de voo dessas aeronaves?
    Mas uma vez desculpe-me por abusar de sua atenção.
    Saudações!
    Ruy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruy
      Que bom então que deu certo, pelo seu relato imagino a sua felicidade por ter trabalhado pelo projeto , parabéns.
      Sobre inserir dados no FMC dessas aeronaves foge da minha área de conhecimento pois não as tenho e também porque pouco vôo , os poucos vôos que faço são na sua maioria com um "Connie" que nunca sonhou em ter um equipamento desses rsrsrs.... como eu vi que você fez cadastro lá no forum do VooVirtual coloque a sua dúvida lá , com certeza alguém vai te ajudar.
      Um grande abraço e boa sorte ao belo Aeroporto de Jaguaruna

      Excluir
  55. Parabéns por seu belíssimo trabalho meu nobre. Uma pergunta como aciono os fingers de embarque para aproximar da aeronave? O comando de teclas tradicional não funciona.
    Um grande abraço, Deus abençoe-o.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson , conforme está descrito no leia-me do cenário as pontes de embarque são fixas.

      Excluir
  56. Zanolli, só posso parabenizá-lo pelo fantástico trabalho com o cenário do Afonso Pena. Estou voltando para a simulação aérea depois de vários anos e foi muito gratificante ver esse cenário. De primeira linha e funcionando perfeitamente no Prepar3D v3. É muito legal ver como os cenários evoluíram em pouco mais de 15 anos. Falo isso porque lá nos idos de 1998 fiz um cenário do Afonso Pena para o FS98/95, que na época era muito bom, mas que nem se compara com o seu de hoje. Parabéns novamente!

    ResponderExcluir
  57. Show ! RZanolli faz um de salvador . abrs

    ResponderExcluir
  58. RZanolli excelente cenário parabéns!
    Estou tento problema de OOM com esse cenário, é o único local que me acontece isso, no solo próximo a ele nada acontece, fico com média de 3.5Gb de VAS, se decolo dele, vôo ao redor e aponto a camera ele carrega e a memória já sobe pra 3.9Gb e o FSUIPC começa a reclamar, logo depois já estoura OOM.
    Estou usando P3D v3.4, já fiz vários testes em vários cenários, inclusive o seu SBBR, uso muitos da FSDT, Aerosoft, TropicalSim etc, o único aeroporto que eu tenho OOM é nesse SBCTX16. Eu tenho o cenário Fotoreal do Paulo Ricardo Curitiba e Rota Curitiba Sao Paulo.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio , esse problema que você está tendo já foi debatido no forum do VooVirtual no tópico do meu cenário e chegou-se à conclusão que é devido a uma adaptação que o Paulo fez para o cenário ficar compatível com o dele, sugiro que você entre em contato com ele pois esse problema já deve ter sido corrigido.

      Excluir
  59. Nossa que cenário maravilhoso parabéns mesmo, eu sempre quis construir cenários para o FSX, e vendo seus trabalhos me deu mais vontade ainda, você poderia me dar uma dica de quais softwares utilizar ara criar cenários assim como esses que você tem feito com tanta maestria ?
    Desde já te agradeço e parabéns novamente.

    ResponderExcluir
  60. Olá Ótimo cenário, parabéns pelo maravilhoso trabalho.
    Tenho uma duvida, não consigo ter acesso a todos os gates do cenário, ou seja não tenho a opção de selecionar todos eles no momento de posicionar a aeronave. como resolvo isso?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi a sua dúvida : você quer dizer que não pode escolher qual gate quer parar ? quando você seleciona Afonso Pena no menu do FSX pode escolher começar numa pista ou numa posição e estão todas lá.

      Excluir
    2. Exatamente tenho as pistas como posição mas não tenho todos os gates disponíveis apenas alguns.
      estou usando o prepard3d

      Excluir
  61. Olá RZanolli, estou tendo problemas com o seu SBCTX16 e o cenário Rota Curitiba / Joinville / São paulo, do Paulo Ricardo. Da primeira vez instalei os dois cenários de boa. Agora tive que formatar meu PC e não consigo arrumar o problema que está ocorrendo. Quando coloco seu cenário do aeroporto junto com o cenário do Paulo, no entorno do aeroporto as casas e prédios não aparecem em 3D, somente o fotorreal do solo. Quando desabilito seu cenário, tudo volta ao normal. Já pedi ajuda ao Paulo Ricardo, mas até agora não consegui arrumar isso. Qual a sua sugestão? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito difícil saber, meu cenário pode mesmo ocasionar alguma perda de autogen no entorno do aeroporto aleatoriamente.

      Excluir
  62. Parabéns RZanolli maravilhosos seus cenários. a Galera do 2Gsim agradece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado dunningham e também ao Galeno e a todo pessoal do 2GSim

      Excluir
  63. Queria que fizesse o cenario de manaus, é porque é um dos aeroportos onde tem pouco movimento em redes online", pra que tenha movimento. Grato

    ResponderExcluir
  64. rzanolli boa! tarde toda vez que tento voar no horario da noite chegando ou saindo tenho problema de kannel devido as iluminacao vc sabe oque seja minha placa e geforce nvidia gtx 650

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho idéia não, a iluminação noturna é feita com texturas.

      Excluir
  65. Parabéns pelo excelente trabalho e contribuição à comunidade de Flightsimmers.Abração!

    ResponderExcluir
  66. Boa noite RZanolli, a antena do ils do cenário de confins BH, esta um pouco a frente da cabeceira da pista 34, você poderia dizer como retira-la da pista, por favor? Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  67. Agora só faço SBPA-SBCT por caso do cenário muito lindo, mais vc pode fazer o do SBGL pois o da TropicalSim ta com um BUG então pode fazer o do SBGL POR FAVOR???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com a TS que eles fazem a correção.

      Excluir
  68. Adorei o cenário, perfeito. Sou de Curitiba e é exatamente igual. Principalmente, nos gates, tudo impecável. Porém, estou com um probleminha nas texturas da pista. Eu nao instalei o REX nem nenhum outro cenário ou add-on, apenas esse cenário de Curitiba (nao baixei o patch q corrige as luzes tbm) mas a pista fica MUITO borrada. Alguém saberia me ajudar? Antes de instalar o cenário a pista era normal, a padrão do jogo mesmo, nada borrado.
    Vejam como fica: http://oi65.tinypic.com/n2cyf6.jpg
    Eu comparei com essa foto : https://1.bp.blogspot.com/-_GqjNMGdyPE/Vwed5s7qPjI/AAAAAAAAAas/zzQ5zWNCFbUpzWfabHe0pi0Q8iOS8G0ig/s1600/14.jpg que voces postaram e da pra ver que no meu jogo está BEM BORRADA. Mas é só na pista, no resto está tudo perfeito.
    Alguem saberia me ajudar? Desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
  69. Alguém saberia dizer-me porque aparece a palavra WINTER em letras vermelhas no cenário de aproximação de SBCT?!!!! Tony

    ResponderExcluir
  70. OII amigo RZanolli! Boa tarde, parabéns amigo, os seus trabalhos(Cenários)é uma maravilha é bem realístico, acho que são melhores do que a Aerosoft bem acabados boas luzes taxiway etc. Gostei muito do seus trabalhos, espero que vc faça alguns cenários de Portugal, principalmente o da ILHA da Madeira da minha terra, PORTO e LISBOA, FARO eu depois me encarrego de fazer o reclame destes cenários ao pessoal daqui colocando imagens no Grupo IVÃO ok.Mas mesmo agora irei colucar algo lá mesmo o link. Um grande abraço ao pessoal que trabalha com vc daqui desta ILHA DA MADEIRA -PORTUGAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael , tudo bem ?

      Obrigado por suas palavras , sobre as sugestões quem sabe um dia eu me arrisque a fazer algo fora do Brasil, sugestões anotadas.
      :-)

      Excluir
  71. Eu adoro vocês que contribuem ricamente com os cenários, eu estou com quase 1tb e meio só de coisas de simulador, cada dia mais apaixonado por esse mundo, ficarão na história! Obrigado

    ResponderExcluir
  72. o download pra mim está muito ruim :/

    ResponderExcluir
  73. eu gostei muito dos cenarios parabens aonde abaixo os trafegos aereos?

    ResponderExcluir
  74. Cenário está bem feito ! Parabéns !!!! Quando é que vai sair o de Aracaju ????? Curitiba, Porto Alegre tão ai ... vem pro nordeste agora kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  75. SBCT X16/Effects essa pasta não vem no download!! Tem alguma coisa errada com os arquivos dessa patch que não estou conseguindo instalar! a pasta que vem no download do patch é apenas a SBCT X16_up1!!!

    Dentro dessa pasta tem mais duas pastas, Texture e Scenery, não tem pasta efetcs!!

    Pode me ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem mesmo pasta Effects dentro do arquivo SBCT X16_up1 , conforme está escrito no leia-me é só instalar e substituir os arquivos se perguntado.

      Excluir
  76. Bom dia amigo, primeiramente, felicito pelos trabalhos magnificos que fazes pela aviação virtual, principalmente para nós brasileiros.

    Agora uma pergunta, este cenário e outros rodam no prepar3d V4? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , pode ser que algum efeito não funcione corretamente mas pode usar sim.

      Excluir
  77. Bom dia amigo, esse cenário funciona no FSX STEAM EDITION?

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde amigo tudo bem ? poderia me dizer se ele é compativel com X PLANE 11 ou se tem algum meio dele ser ? obrigado, abraço

    ResponderExcluir
  79. Olá, Zanolli. Tudo tranquilo? Instalei seu cenário de SBCT no FSX-SE, ficou uma maravilha. Em um pouso na pista 33, entretanto, notei que antes da cabeceira da pista aparecem algumas casas "flutuando" no céu. Você poderia me dar a dica de que arquivo posso excluir da pasta para evitar o problema, ainda que a densidade das casas diminua? Se você preferir, posso capturar a tela e enviar para você dar uma olhada. Se isso for possível, para onde mando a imagem? Muito obrigado. Abraços.

    ResponderExcluir
  80. Zanolli, bom dia tenho um pergunta sobre Curitiba, notei nas fotos noturnas uma iluminação 3d ao fundo, que me parece ser a cidade tenho o seu cenario instalado mas não tenho esse efeito existe algum addon que vc esta utilizando? tenho o Orbx com luzes 3d mas não tenho esse efeito que aparece na foto.
    Abraços !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se forem umas luzes duplas que aparecem no estacionamento são luzes que foram feitas pelo Magrão do antigo site Terra Brasilis mas que infelizmente acho que não estão mais disponíveis.

      Excluir
  81. Na verdade são as luzes ao fundo no topo da foto noturna são luzes da cidade de Curitiba

    ResponderExcluir
  82. Olá amigo. Você sabe alguém que esta fazendo o aeroporto de Goiânia, ou até você mesmo, incluindo o patio 2, porque procuro e não acho de ninguém... Agradeço a resposta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cenário do Santa Genoveva

      https://souzascenery.blogspot.com.br/2018/03/aeroporto-santa-genoveva-goiania-goias.html?showComment=1522092840333#c5305868369325842787

      Excluir
    2. Obrigadão ai RZanolli, cenário top!!!

      Excluir
  83. parabéns...showwww...funciona no P3D?

    ResponderExcluir
  84. Fui baixar o SBCT e o tempo seria de mais de 10h. Minha conexão é via fibra. Alguém está com esse problema? Obrigado!

    ResponderExcluir
  85. Olà, estou com muitos quadros pretos ao longo do cenário, uso FSX:SE e segui o arquivo leia-me, pfv me ajude

    ResponderExcluir
  86. Boa noite amigo, Como faço pra instalar o cenário SBSL x18 São Luís Maranhão da minha cidade no meu fsx steam edition porque não estou conseguindo. agradeço desde já a sua ajuda abraço ..

    ResponderExcluir